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Docente na Universidade Tuiuti do Paraná, Leomar iniciou sua fala dizendo das propriedades fotográficas, as duas dimensões -e uma sugestão de terceira-, o cromatismo, e a perseguição do 'tempo' em fotografia.
Propõe, então, algumas categorizações, devidamente exemplificadas imageticamente: o tempo denegado (negado, instantâneo, estático), o inscrito, o decomposto (seqüências fotográficas), recomposto e superposto.
O tempo inscrito na fotografia é caracterizado pelo borrão, ou movimento, bem exemplificado na obra de Gjon Mili, de Pablo Picasso desenhando um touro com uma lanterna, totalmente no escuro. Após uma longa exposição, picasso aparece estático, e o borrão de seu movimento revelam a totalidade do touro.
O professor Leomar trabalha com a semiótica francesa, baseado bastante em Greimas, apesar de a maioria dos acadêmicos deterem-se em Barthes. O motivo disso é que a abordagem de Barthes tem relação com a realidade, factualidade, documentalidade, enquanto o Professor Leomar Brito trabalha com a idéia de discurso. Em sua dissertação de mestrado, o docente tentará expôr como é possível tranformar imagem em música, seguindo padrões de ritmo, equilíbrio, intencionalidades psicológicas cromáticas e outros fatores.
2 comentários. Deixe o seu!:
O blog tá muito legal, gurizada. Parabéns (:
Legal estás acompanhando Karina! beijos!
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