sexta-feira, 30 de maio de 2008

INOVCOM - O Tempo em fotografia

O INOVCOM é composto por trabalhos de profissionais graduados e estudantes de pós-graduação

Sob o título de "A Temporalidade na imagem fotográfica", de autoria do professor Leomar Brito, é que foi apresentado o primeiro trabalho do INOVCOM na tarde do segundo dia, no GT de Comunicação Audiovisual.

Docente na Universidade Tuiuti do Paraná, Leomar iniciou sua fala dizendo das propriedades fotográficas, as duas dimensões -e uma sugestão de terceira-, o cromatismo, e a perseguição do 'tempo' em fotografia.

Propõe, então, algumas categorizações, devidamente exemplificadas imageticamente: o tempo denegado (negado, instantâneo, estático), o inscrito, o decomposto (seqüências fotográficas), recomposto e superposto.

O tempo inscrito na fotografia é caracterizado pelo borrão, ou movimento, bem exemplificado na obra de Gjon Mili, de Pablo Picasso desenhando um touro com uma lanterna, totalmente no escuro. Após uma longa exposição, picasso aparece estático, e o borrão de seu movimento revelam a totalidade do touro.
O professor Leomar trabalha com a semiótica francesa, baseado bastante em Greimas, apesar de a maioria dos acadêmicos deterem-se em Barthes. O motivo disso é que a abordagem de Barthes tem relação com a realidade, factualidade, documentalidade, enquanto o Professor Leomar Brito trabalha com a idéia de discurso. Em sua dissertação de mestrado, o docente tentará expôr como é possível tranformar imagem em música, seguindo padrões de ritmo, equilíbrio, intencionalidades psicológicas cromáticas e outros fatores.

2 comentários. Deixe o seu!:

Karina Peres disse...

O blog tá muito legal, gurizada. Parabéns (:

Unknown disse...

Legal estás acompanhando Karina! beijos!