sexta-feira, 30 de maio de 2008

Wikipédia é tema de trabalho

A mestranda Aline de Campos(foto) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apresentou o trabalho intitulado “A enciclopédia (semi)livre: conflitos, relações hierárquicas e a reconfiguração dos processos na Wikipédia”, no GT Cibercultura e Novas Tecnologias. Durante a exposição do trabalho, Aline explicou que a relação existente na Wikipédia é permeada por conflitos, influenciados por aspectos como divergências regionais, graus de participação, relações hierárquicas, respeito a autoridade e competição. Essas dificuldades tornam o ambiente desgastado e desagradável.

Escrita Coletiva
Para tratar especificamente da Wikipédia, Aline abordou a história das enciclopédias, com suas dificuldades e visão de futuro. Com maneira de analisar melhor o funcionamento da Wikipédia, a mestranda identificou quatro tipos de interagentes: os que apenas consultam, os que criam e editam anonimamente, os registrados e os administradores. Segundo ela, as pessoas que fazem intervenções de forma administrativa, colaboram no sentido de conteúdo. "Elas corrigem vandalismos, erros ortográficos", salientou.

De acordo com Aline, os principais conflitos que acontecem na Wikipédia são relacionadas a própria cooperação na escrita coletiva, ao gerenciamento e manutenção dos conteúdos e também devido aos saberes.

Situação atual
Conforme Aline, a Wikipédia tem perdido sua credibilidade por causa dos vandalismos. "As pessoas combinam no Orkut dia e horário para realizar atos vândalos", disse. Aline ressaltou ainda que a Wikipédia não é mais tão deliberativa quanto na época em que foi criada.

0 comentários. Deixe o seu!: