quinta-feira, 29 de maio de 2008

“Pró Música” destaca-se entre GTS de Rádio


Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, elaboraram um projeto de radiojornalismo de grande impacto na cidade de origem. O programa Pró-Música da Rádio Universitária procura apresentar um repertório musical de qualidade e diferenciado.

Fora a seleção musical, os programas também buscam discutir temas polêmicos e informar os ouvintes. A proposta é fugir do que as rádios comerciais produzem. Portanto, um de seus principais objetivos é agregar conhecimento através da reflexão, da pesquisa musical e de entrevistas com pessoas que possam falar com autoridade sobre os temas abordados. Os acadêmicos entrevistaram personalidades, como Jair Rodrigues, Lobão, Elza Soares, Sidney Magal, Aguinaldo Rayol e Benegão.

No total, foram mais de 62 edições do Pró-Música e 80 entrevistados. Os programas temáticos tiveram uma ótima recepção do público. Prova disso, é que no site do projeto (www.ufsm.br/promusica) foram realizados mais de 3.000 downloads dessas edições.

O primeiro programa foi ao ar em outubro de 2006 e ainda permanece em atividade com inserções semanais. O caráter inovador e de experimentalismo permanece, porém o formato mudou para revista radiofônica, dando também espaço para bandas locais.

A apresentação no Intercom Sul foi aplaudida pelos presentes na sala com muito entusiasmo. Os acadêmicos da UFSM mostraram pequenos trechos do programa com entrevistas inteligentes e comentários de muito bom humor. A fórmula parece que deu certo: é um dos concorrentes mais fortes dentro da categoria.

5 comentários. Deixe o seu!:

Marcos Leivas disse...

O projeto é muito legal. É um estilo de CQC que envolve a música e muito bom humor através apenas do som. Parabéns aos colegas do projeto Pró Música, mandam muito bem! Continuem assim!

Willian Araújo disse...

Olá!
Como integrante do Pró-Música agradeço pelo reconhecimento e parabenizo pelo blog! É engraçado um evento de comunicação ter uma divulgação tão deficiente! Graças a vocês, que aqui de Santa Maria consigo me informar sobre o Intercom sul!

Vitor Souza disse...

Eu diria que um CQC misturado com Recorte Cultural e somado com o engajamento de uma Caros Amigos. Muito inovador para um programa de rádio. São velhas mídias com uma roupagem a lá século XXI.

Manuela disse...

Olá pessoal da UCPel! Também sou integrante do Pró-Música e gostaria de ratificar os agradecimentos dados logo acima pelo Willian Araújo! Obrigada pela lembrança e pelo apoio ;D E também parabéns a UCPel pelos prêmios granhos!
Nos encontramos em Blumenau!
Abraço para todos ;D

Anônimo disse...

Fico feliz pelos componentes da equipe do Pro Música da UFSM, pelo reconhecimento no Intercom. São acadêmicos e profissionais engajados pelo sucesso do programa e por um maior reconhecimento do seus esforços, com entrevistas muito inteligentes e sempre interessantes.
Parabéns à UCPel pelo evento e à equipe Pró Música - da Rádio Universitária.