sexta-feira, 30 de maio de 2008

Lançamento de livros

No final da manhã de hoje foi realizado o lançamento de vários livros de professores e alunos de comunicação na sala de Eventos da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro).

FolkComunicação


Entre os livros expostos estava a obra "Noções básicas de FolkComunicação", de autoria da professora de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR (UEPG) , Karina Janz Woitowicz. Segundo a professora, o livro tem a proposta de ser um material didático, com leitura simples. O conteúdo é composto de vários verbetes e os principais conceitos e referências da FolkComunicação.

Glossário

A estudante de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Patrícia Pichler, apresentou o livro "Glossário de Relações Públicas". A obra é resultado de um trabalho desenvolvido por 16 alunos na disciplina Teoria e Técnica. Através da produção de diversos textos, com linguagem clara e concisa, é explicado o significado de cada termo encontrado na atividade de RP. A orientação foi da professora Mestre Caroline Colpo.


História da Imprensa


A obra "História Cultural da Imprensa no Brasil - 1900 a 2000" foi apresentada pela professora do curso de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Marialva Carlos Barbosa. No livro são retratados os múltiplos processos da imprensa ao longo dos anos, através da análise de várias fases da mídia. As mudanças ocorridas em cada década e as prevalências nos meios de comunicação são assuntos abordados pela professora.

Genro Filho

O livro "Olhares sobre o Jornalismo" foi lançado pela estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria, Francine Herpich. O livro é dividido em três partes com artigos de autores conhecidos, resenha de alunos da UFSM e texto de Adelmo Genro Filho, que foi um dos primeiros teóricos do Jornalismo, renomado nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e foco principal da obra apresentada. A acadêmica Francine participou do livro com a resenha "Edição, o prato principal do debate".

Literatura Infanto-juvenil


A publicitária e estudante de Jornalismo, Annie Piagetti Müller, lançou o terceiro livro da série "A turma do Meet". A jovem escritora conta que desde pequena escrevia diários de infância e participava de concursos de literatura e nas aulas de Português, Annie descobriu o dom de escrever.

Segundo a autora, a palavra Meet além de significar encontro em inglês, forma a sigla Mais Encontro Entre Todos, justamente o assunto tratado por ela na obra: a relação que os jovens tem entre eles. A linguagem da obra é informal sem ser coloquial. "Podemos falar com os jovens sem usar gírias, respeitando a norma culta", explicou.

O primeiro livro da série foi lançado em 2005 e tem como temática um espaço só de jovens onde eles possam criar e relacionar-se. Na segunda edição o assunto abordado é a música e o preconceito, com a inclusão de um garoto negro na turma. Já o terceiro livro trata de intercâmbios, do momento em que a turma separa-se para conhecer outros lugares e pessoas.


Veja mais informações sobre a série no site da Turma do Meet

0 comentários. Deixe o seu!: