sexta-feira, 30 de maio de 2008

Internet como novo espaço de formação da opinião pública é tema de trabalho

Intitulado Estatuto da Comunicação na Sociedade Contemporânea, o trabalho da professora Kelly Prudêncio (Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG-PR) foi apresentado no INOVCOM.

A partir da teoria de Habermas do início do século passado -, a apresentação introduziu o conceito de ‘opinião pública’ como sendo uma questão política. A priori, seria a burguesia a formadora da opinião pública devido a suas condições materiais. Isto é, para que a conversa política se desse, esses atores sociais privados teriam que encontrar-se na esfera pública para o diálogo, nos salões e cafés – privilégio de poucos.

Atualmente – defende ela – que a comunicação se dá em múltiplos espaços democráticos em relação tensa, sendo a internet um desses lugares, caracterizando o “Ciberespaço Público”.

Na teoria de Melucci, existem os ‘master codes’- diferentes cognições da realidade- sendo a mídia uma produtora de códigos universais (hegemonia, contrato social). Para que essas deliberações pós-fórum (virtuais ou não) sejam validadas, é necessário que se insiram essas significações de códigos na mídia (agenda setting), essa validadora de conceitos.

Para finalizar, se afasta da teoria de Habermas quando ele diz que ele "nao reconhece possibilidade de política em tempos de comunicacao de massa". Em contrapartida resgata o teórico, dizendo que o paradigma da opinião pública original se mantém na arena de discussões públicas que se configura na internet: esta continua sendo formada por uma minoria ativa, e não pela idealizada maioria crítica (antes a burguesia, agora os internautas - público ainda seleto).

0 comentários. Deixe o seu!: