sexta-feira, 30 de maio de 2008

Folha da Princesa se faz presente em Guarapuava

O último trabalho a ser apresentado na categoria Jornalismo Impresso na tarde de hoje foi o Jornal Comunitário Folha da Princesa. Participaram da apresentação seis alunos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Foram eles Juliana Recart, Raquel Zarnotti, Jennifer Morais, Maíra Gatto, Camila Martins e Bruno Leites. Durante a defesa do trabalho os estudantes contaram um pouco da história do jornal, contextualizaram o ambiente em que o trabalho foi desenvolvido e relataram as atividades e a maneira de vida dos moradores da vila Princesa. Sobre a produção do jornal foi esclarecido a dinâmica de elaboração das matérias como reuniões de pautas com os moradores e com o professor responsável, Jairo Sanguiné.

Moradores
A boa relação dos estudantes com os moradores também foi destacada. “Nós chegamos na vila e eles já nos convidam para entrar em suas casas e conversar”, contou Maíra.

A importância dada pela comunidade ao veículo foi outro aspecto levantado. “Quando nós chegamos lá para entregar eles dizem `Chegou o nosso jornal`”, lembrou Juliana.

O objetivo do projeto foi salientado pelos estudantes. “O jornal é deles. Nós somos a voz da vila. E eles são críticos, nos dão retorno sobre as edições”, esclareceu Juliana.

Relatos
Ao longo da exposição, a estudante Camila Martins comentou sobre a satisfação em realizar jornalismo comunitário. “Lá nós podemos aprofundar os assuntos e debater os problemas deles”, afirmou.

Bruno Leites, que participou do jornal durante 2004 e 2005, disse que para a geração de estudantes que trabalhava no veículo naquela época, o trabalho foi de extrema importância. “Até hoje o pessoal mantém um vínculo com a comunidade”, comentou.

No final da apresentação foi mostrado um vídeo com várias fotos de momentos vividos na vila. “Ver aquelas imagens foi emocionante”, admitiu Maíra. Além disso, os alunos entregaram exemplares do jornal aos presentes.

1 comentários. Deixe o seu!:

Unknown disse...

a Folha foi superbem representada! falou do aspecto técnico do fazer, e ao final complementou com um vídeo que demonstra a paixão dos acadêmicos que trabalham nele.

Infelizmente devido à desorganização do evento, esteve concorrendo com trabalhos de generos totalmente diferentes, como por exemplo com a propria colega de UCPel, Daiane Roldão, que inscreveu um livro-reportagem :/